III Congresso Regional do Rito Moderno no Brasil em 22/07/2023

Realizado no dia 22/07/2023 na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa, o III Congresso Regional do Rito Moderno contou com a realização e organização da ARLS Caverna do Adulão, nº195. Apoio do Grande Oriente do Paraná e Grande Oriente do Brasil – Paraná e de 15 Lojas do Rito Moderno ou Francês, sob coordenação geral do Irm∴ Lucas Luiz Ramos, da ARLS Caverna do Adulão.

O evento foi um sucesso de público com todas as vagas preenchidas e com grande participação dos irmãos. Organização perfeita em todos os detalhes graças a equipe da Comissão Organizadora, onde diversos irmãos de renomado conhecimento maçônico estiveram presentes para discutirem temas relacionados ao Rito e trocarem experiências entre os palestrantes e os irmãos participantes.

O Secretário Geral da Comab Irm∴ João Krainski Neto e o Eminente Grão-Mestre Paulo Socher abriram o evento expondo os avanços e quebras de paradigmas que o Rito Moderno vem realizando ao longo do tempo.

No período da manhã tivemos as palestras do Ir∴ Paulo Augusto Farina sobre “A Liberdade Absoluta de Consciência: a visão de Hayek!”; Ir∴ Hércule Spoladore, sobre “A mente humana e a Iniciação Maçônica”; Ir∴ Fernando Cassiano Dutra , sobre ”Herbert Marcuse e o livre pensar à frente de uma sociedade em profunda transformação”; e concluindo os trabalhos da manhã o Ir∴ Pedro Juk, com “Rito Moderno – Elementos Genéricos da sua história”.

Servido almoço aos presentes, no período vespertino, o palestrante Ir∴ Elter Taets Garcia apresentou o tema “Progressistas x Conservadores na Maçonaria atual”, o Ir∴ Anderson Broska Costa, sobre “A busca pela verdade de Baruch Espinoza e o Ir∴ Gustavo Vernaschi Patuto trouxe para o debate o tema do livro: “Introdução ao Rito Moderno ou o Rito de Fundação na Maçonaria Especulativa”;

O encerramento do evento ocorreu com o convite do Grão Mestre Marco Arone para que todos participem do IV Congresso Regional do Rito Moderno em 05/04/2025 no oriente de São Leopoldo e a entrega do malhete simbólico para o Ir∴ Coralio Gonçalves Pedroso, representante da ARLS Salvador Allende, nº 4657 do Grande Oriente do Brasil – Rio Grande do Sul.

Após o encerramento foram unânimes os elogios à organização e a condução dos trabalhos. Com uma extensa e interessante programação, os irmãos presentes puderam assistir a palestras de alto nível sobre o Rito e um debate de encerramento com os brilhantes palestrantes, que vieram de vários estados do País para compartilhar o conhecimento sobre o Rito Moderno com os presentes.

Foi mais um dia memorável para o Rito Moderno no Brasil, que tem se desenvolvido muito em nosso País e atraído muitos irmãos que tem demonstrado interesse em se aprofundar no estudo dele. Parabenizamos aos irmãos organizadores por realizarem um evento com tamanho conteúdo de cultura maçônica.

Desta maneira, este evento histórico foi concluído com êxito e esperamos que a cada edição tenhamos mais adesões para o crescimento do Rito Moderno em todo o Brasil.

Ponta Grossa, 22/07/2023

A comissão organizadora.

Créditos e colaboração de Ronaldo Abreu: www.blogemdestaque.com.br

Fotos: Moura da Editora “A Trolha”

Deixe um comentário