Lançamento do Tomo 4: “Os Grandes Pensadores da Humanidade e o Rito Moderno”

Com o intuito de manter o alto nível de trabalhos maçônicos, apresentamos o Quarto Tomo da Série “ Os Grandes Pensadores da Humanidade e o Rito Moderno” com o apoio de valorosos irmãos de diferentes ritos e em especial o Rito Schröder pois neste livro foram contemplados 10 “Grandes Pensadores Alemães”.
Começamos com Lessing, o maior poeta do Iluminismo alemão, em seguida veremos Schiller e o amor à liberdade, em todas as suas formas essenciais.
No capítulo 33 teremos o Idealismo Fichteano e a construção do sistema ou “doutrina da ciência” desenvolvida por Fichte e derivada das ideias de Kant (Capítulo 11 – Tomo 2).
Ainda com o Idealismo alemão, teremos Hegel, com o seu projeto que abrangia a totalidade da história, da realidade e do pensamento num único sistema filosófico.
Veremos o Romantismo em Goethe e o Idealismo de Krause fazendo um contra-ponto ao de Fichte.
No capítulo 37 teremos Cassirer e a filosofia das formas simbólicas.
A Escola de Frankfurt e a dialética de Adorno no capítulo 38, a defesa inflexível da dignidade e da liberdade do indivíduo com Hannah Arendt no capítulo 39 e finalizamos a jornada neste livro com o capítulo 40 e a “Grande Rejeição de Hebert Marcuse. ”
Estes Grandes Pensadores foram dissecados através de 10 escritores maçons explorando ao máximo os seus legados e fazendo um contra-ponto com o Rito Moderno, a Maçonaria e a Sociedade.
Irm∴ Gustavo Vernaschi Patuto
Organizador dos ensaios

Deixe uma resposta