Tenho a honra de trazer para vocês mais um livro do Rito Moderno ou Francês. Agora com o tema “As Evoluções Ritualísticas do Rito Moderno ou Francês nos Séculos XVIII e XIX.”
Este livro tem como objetivo propor uma útil restituição histórica aos inúmeros maçons que não tiveram acesso às fontes primárias do Rito Moderno ou Francês utilizando da Escola Autêntica da Maçonaria.
É tempo, com efeito, de buscar a sua verdade e o seu orgulho a esta grande cultura ritualística.
Utilizado por grande parte das lojas da Maçonaria francesa e no mundo, o Rito Moderno ou Francês apresenta a dupla originalidade de ter conseguido preservar as práticas da Grande Loja de Londres e Westminster introduzidas no início do século XVIII na França. Encontrando o seu desenvolvimento nas suas formas próprias de evolução da Maçonaria. São pouco conhecidas as etapas que levam a ter este conjunto coerente, quer na sua forma original, que conheceu um notável despertar, quer na versão contemporânea.
Muitos ainda não sabem, por exemplo, que foi anterior ao Rito Escocês Antigo e Aceito ou que as práticas do Rito são originárias da Grande Loja de Londres e Westminster de 1717.
Este trabalho, tem como princípio fornecer informações claras sobre o assunto. Apresenta os elementos rituais aportados na França por volta de 1725, que, com as evoluções e adaptações que quiseram seguir, dão forma àquela conduzida pelo Grande Oriente de França no quadro da reorganização de toda a Maçonaria francesa no final do séc. XVIII.
O resultado deste desenvolvimento através dos manuscritos de 1783 é a impressão em 1801 sob o título de Régulateur du Macon para os três graus simbólicos, teremos ainda a análise referente aos rituais de Murat e Amiable bem como os discursos e circulares de implementação dos rituais no GOdF.
Que todos vocês tenham uma ótimo desenvolvimento do conhecimento maçônico.
TFA, Irm∴ Gustavo Patuto
Contato para aquisição do livro: 041-99900-8601
Um livro da escola autêntica nasceu. Uma obra pautada em fontes que consubstanciam a materialização das evoluções ritualísticas do Rito Moderno ou Francês nos séculos XVIII e XIX para o grau de aprendiz, dividido em treze capítulos. Destacando apenas alguns, dentre eles: a gênese e as evoluções ritualísticas da maçonaria francesa, bem como, o contexto das reformas nos rituais mais conhecidas e qual reforma devemos praticar no recorte temporal tratado? O autor, o Irmão Gustavo Patuto, desde o início de sua obra propõe fazer uma restituição histórica na busca de as etapas que construíram a versão contemporânea e se utilizou de fontes primárias para demonstrar a herança ritualística que os praticantes do Rito Moderno (Modernistas) são portadores. Grande obra para apreciar e comentar na ordem do dia de todo o modernista: pesquisa e estudo! Espero que o livro tenha continuidade (vol. 2) com os recortes históricos que faltam (XX e XXI)!