2º Congresso Nacional do Rito Moderno

2º Congresso Nacional do Rito Moderno:
Mais um Momento histórico para a Maçonaria Brasileira!

Dia 13/11/2021:

Após 3 anos de trabalhos exaustivos, a Comissão Organizadora do II Congresso Nacional do Rito Moderno, liderada pelo seu Presidente Ir. Sergio Benvenuto, sob a batuta do Ir. Gustavo Vernaschi Patuto do GOP/PR, coordenador geral, com patrocínio do Grande Oriente Paulista, representado pelo seu Sereníssimo Grão-mestre, Ir. Fernando Fernandes, logrou sucesso ao final do evento realizado nesse último dia 13 de novembro passado.

O II Congresso realizou-se nas instalações do Maksoud Plaza Hotel na capital paulista, atraindo cerca de 238 irmãos de 18 estados da federação, que se inscreveram desde 2020 quando seria realizado o evento, não fosse a pandemia. Agora, decorridos quase três anos, pudemos voltar a nos encontrar e nos confraternizarmos, impelidos pela saudade de alguns, pelo desejo de conhecer outros e pela curiosidade do aprendizado que sempre nos resta como prêmio maior.

 

Informações sobre o evento:

2º Congresso Nacional do Rito Moderno – São Paulo – 13/11/2021
Estados  Cidades
Bahia 1 irmão de Salvador
Distrito Federal 5 Irmãos de Brasilia
Espirito Santo 1 Irmão de Vitória
Goias 3 irmãos de Goiania
Maranhão 1 irmão de São Luis
Minas Gerais  14 irmãos de Bom Despacho, Uberlandia, Juiz de Fora, Poços de Caldas, São Gotardo, Uberaba e Bocaiúva
Mato Grosso do Sul 3 irmãos das cidades de Campo Grande e Dourados
Mato Grosso 1 irmão de Cuiaba
Pará 1 irmão de Ananindeua
Paraná 9 irmãos das cidades de Curitiba, Pontal do Paraná,
Rio de Janeiro 9 irmãos das cidades de Petrópolis, Rio de Janeiro,
Rio Grande do Norte 2 irmãos da cidade de Natal
Rondônia 2 irmãos de Ariquemes e Porto Velho
Rio Grande do Sul 10 irmãos de Porto Alegre, Novo Hamburgo e Viamão
Santa Catarina 29 irmãos de Joinville,Florianopolis, Xaxim, Imaruí, Palhoça, Imbituba, Abelardo Luz, Chapecó, Jaraguá do Sul, Xanxerê, Itajaí, São José e Brusque
Sergipe 1 irmão de Aracaju
São Paulo 146 irmãos de Presidente Prudente, São Paulo, Santo André, Ribeirão Preto, Getulina, Franca, Mauá, Limeira, Araçatuba, Lins, Birigui, Assis, Campinas, Bauru, São Vicente, Aparecida, Mogi das Cruzes, Santos, Taubaté,
Tocantins 1 Irmão de Palmas

 

Ritos
REAA 20
Adonhiramita 2
Emulação 2
Brasileiro 2
RER 2
Moderno 200
Schroeder 2
York 8
   
Confederações
CMSB 24
COMAB 181
GOB 33
   
Grau dos participantes
Aprendiz 26
Companheiros 13
Mestres 199

Foram abertos os trabalhos através do Grão Mestre Irm. Fernando Fernandes do GOP/SP com apoio do Grão Mestre Gerson Magdaleno do GOB/SP e do Del. do 4º Distr. da GLESP Irm. Icaro de Souza Freitas e presença especial do Grão Mestre Paulo Benevenute Tupan da GLOMARON.

 

Nesta ocasião, fomos brindados com os exímios trabalhos do queridos palestrantes e irmãos Fernando Fernandes, Ser. Grão-mestre do GOP, com o tema “ A Palavra do Maçom”, Jonas de Medeiros com o tema “A Importância da Filosofia, Ernesto Quissak e o tema “O Adogmatismo do Rito Moderno”, Nelson de Araújo com o tema “Consagração Exaltação Matrimonial no rito Moderno, Tradição ou Manutenção dos Bons Costumes?”, Kennyo Ismail com “Precedentes do Convento de 1877”, Luis Cichoski, com o tema “Cronologium”, Leandro Cesário Borges com o tema “O Tempo, o Espaço e a Ordem – Sobre a Morfologia e Padrões de Lojas Maçônicas do Rito Moderno”, Izautonio da Silva Machado Junior com o tema “Como o Rito Moderno Pode Contribuir Para o Futuro da Maçonaria e das Grandes Lojas Brasileiras”, Carlos Newton Pinto com o tema “Liberté Absolue de Conscience – O Livre Pensamento no Rito Moderno, e lembramos ainda de um tema que seria apresentado pelo saudoso Ir Mario Alencastro que partiu para o Oriente Eterno ainda em 2020.

Entre as formidáveis palestras tivemos oportunidade de nos confraternizar nos coffee breakes e na hora do almoço, além de proporcionar nesse espaço do café, a oferta de livros de autores do Rito Moderno que foram bastante procurados, além, claro, de outros produtos como o Minuto Minas ofertados pelo Irmão Rafael de Minas Gerais.

Tivemos ainda uma mesa redonda com os Irmãos Marco Piva, Sergio Benvenuto, Fernando Fernandes, Cledson Cardoso, João Pedro Peres Rodrigues e a entrega de diversos prêmios.

Tanto na véspera, sexta-feira, dia 12, como na noite de sábado, 13, houve encontro de irmãos em restaurantes na região, proporcionando um congraçamento que estendeu o sucesso do evento, aproximando-nos cada vez mais e fortalecendo o Rito Moderno no Brasil, que é, desde o princípio o objetivo dos organizadores, irmãos pertencentes às obediências maçônicas regulares no território brasileiro.  O objetivo é, além disso, trazer á tona a verdade sobre o ainda desconhecido e muitas vezes rejeitado Rito Francês ou Moderno, devido a suas características adogmática, racional e defensor das causas de interesse da humanidade.

Assim, aguardamos com muita expectativa, a presença de todos que prestigiaram o evento deste ano em São Paulo, que preparem suas malas e sigam para Florianópolis, para o III Congresso Nacional do Rito Moderno, com data prevista para 12 de novembro de 2022. Com patrocínio do GOB-SC, representado pelo seu Grão Mestre Irm. Altair Salésio Rodrigues e do Grão Mestre Adjunto Irm. Nilson Manoel de Souza. Terá o Irm. Vilanir Eracles dos Santos como seu presidente e Coordenador Geral o Irm. Gustavo Vernaschi Patuto do GOP/PR e apoio das demais Obediências regionais, temos certeza.

Não se esqueçam, aos mestres que quiserem embarcar nesta onda de estudos do Rito Moderno. Basta solicitar o acesso à área restrita deste portal através do campo contatos bem como participar do grupo oficial Rito Moderno Brasil no app telegram onde temos mais de 620 mestres apoiando a abertura de novas lojas e compartilhando o conhecimento. Venha ficar atualizado sobre tudo o que acontece com o Rito Moderno ou Francês no Brasil e no mundo e fazer parte do nosso centro de união.

Um fraterno abraço a todos e até a próxima!

Irm. Gustavo Vernaschi Patuto

Coordenador Geral do 2º Congresso Nacional do Rito Moderno

Deixe uma resposta